[CentOS-pt-br] Instalação do Sybase

Douglas douglas.rauber em gmail.com
Quinta Outubro 10 11:02:06 UTC 2013

Campo Novo, RS.

Roda redondinho! Estabilidade de 99,9% nos clientes que tenho.
Só tem que observar uma questão, se a versão que a Domínio usa for a 9.x,
nunca deixe o kernel entrar na versão 3.x, que não roda. As versões atuais
do CentOs estão na 2, mas tome cuidado com as atualizações.
Fiz uma breve adaptação de um manual que fiz para uso interno na empresa
onde trabalho, por questões profissionais não posso te passar o manual
completo, mas creio que o conteúdo abaixo seja suficiente..

cd /opt/sua_empresa/instalacoes/
bunzip2 sybase9linux_full.tar.bz2
tar xvf sybase9linux_full.tar
cd sybase9linux/install/cdrom/
./setup
Agora a instalação começou, siga as instruções na tela, quando for
solicitado o caminho para instalação, apenas pressione enter, para aceitar
a opção default, quando for solicitado o tipo de licenciamento, informe 2
(per seat), number of seats informe 9999, conclua a instalação, execute:
cd /opt/sua_empresa/instalacoes/sybase9linux/ebf/32bits/ebf902/
troque o 32bits por 64bits conforme seu sistema operacional.
./setup
Siga as instruções da tela, ao final, o sybase estará instalado.
 Agora vamos configurar a inicialização do sybase.
cp /opt/sybase/SYBSsa9/bin/asa_config.sh /etc/profile.d/
Feito este processo, vamos reler as configurações do arquivo /etc/profile,
com o comando: source /etc/profile
 Vamos agora criar o arquivo de inicialização / parada do banco de dados.
cd /opt/sua_empresa/
touch sybase9
chmod +x sybase9
vim sybase9
 Deixe o conteúdo do arquivo conforme abaixo:
#!/bin/sh
#
# chkconfig: - 91 35

source /etc/profile.d/asa_config.sh

case "$1" in
    start)
        echo " ==> Inicializando Sybase9(Servidor)... "
        dbsrv9 -nServidor -cl10m -ch200m -xTCPIP{myip=10.1.1.7} -ud -gl all
-gd all -gk all -o/var/log/log_servidor -oe/var/log/log_servidor_error
/pastabanco1/bco1.db /pastabanco2/banco2.db
        echo " Sybase9 rodando <=="
        ;;
    stop)
        echo " ==> Parando Sybase9(Servidor)... "
        dbstop -y Servidor
        echo " Sybase9 descarregado <== "
        ;;
    *)
        echo " Use: sybase9 {start|stop}"
esac

Observe que os nomes devem ser ajustados conforme o cliente e os bancos de
dados também. Recomendo nos nomes dos bancos usar todas letras minúsculas.
 Execute os comandos:
ln -s /opt/sua_empresa/sybase9 /etc/init.d/sybase9
cd /etc/init.d/
chkconfig --add sybase9
chkconfig sybase9 on
 Para confirmar se o serviço está corretamente agendado, rode chkconfig
--list | grep sybase9

Abraço e boa sorte!

Douglas