[CentOS-pt-br] Cluster no CentOS. Ajuda..

Antonio da Silva Martins Junior asmartins em uem.br
Terça Setembro 3 20:05:24 UTC 2013

Olá Cássio!

   E o cluster? Agora esta funcionando?

----- "CássioElias ." <cassioelias em hotmail.com> escreveu:

> Entendi Antônio. Legal heim. Você deve trabalhar em universidade
> então, como você mesmo disse.
> Deve dar uma trabalho heim! Manter todos esses serviços e servidores
> online..hehe..

   Sim, e além dos servidores também cuidamos da rede :D

> Uma pergunta. Pela sua esperiência com DRDB, teria como você me
> explicar didaticamente para o que ele serve?
> O que ele faz eu sei, mas em teoria teria como você me explica-lo?

  O DRBD é básicamente um RAID1 (mirror) via rede, ou seja, um determinado
dispositivo (disco, partição, etc) é copiado e mantido em sincronia entre
dois computadores. A forma de acesso pode ser RW/RO ou RW/RW. Mas, a forma
mais básica é tudo que você escreve no disco do computador A é escrito
também no disco do computador B. Assim, se o computador A falhar, tem-se
uma cópia no computador B, que pode assumir o serviço.

  Basicamente é isso... mas dá para fazer algumas coisinhas a mais, que é
melhor não colocar aqui agora para não confundir. :D

  Att.,

      Antonio.

--
Antonio da Silva Martins Jr.
Analista de Suporte

     "Real Programmers don’t need comments — the code is obvious."

--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivirus e
 acredita-se estar livre de perigo.