[CentOS-pt-br] memoria ram comando free ou meminfo

Leandro leandrojpg em gmail.com
Sexta Agosto 1 09:11:14 UTC 2014

Pessoal tenho andando observando os servidores em que trabalho e sempre
vejo colegar meus e até eu ja fiz isso, é executar o comando free -m e
ficar sempre com olho no free e ai ja vem a sombra que nao tem ram..
 o que nao é bem verdade, pois o calculo seria:

 46061 -(  2341 +  2341) =  9882

 free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:         48288      46061       2227          0       2341       2341
-/+ buffers/cache:       9882      38406
Swap:        20479        259      20220

gostaria de ouvir dos colegas como procedem em um caso real quando o host
ta com muita ram consumida um grande amigo meu me falou pra ficar de olho
no arquivo cat/proc/meminfo: essa saída seria o que ta alocado de fato na
ram?

Committed_AS:  8760960 kB

Obrigado,

Leandro Paulo