[CentOS-pt-br] Inodes em Filesystem

Gabriel Franca gabriel.franca em gmail.com
Sexta Abril 17 12:05:03 UTC 2015

Bom dia Leandro,

o inode e um apontamento dos arquivos do disco então cada arquivo no disco tem 1 inode.

Eles acabam devido o numero excessivo de arquivos no discos (normalmente arquivos minúsculos de 1k que não gastam muito espaço, mais gasta inode).

Eu tive um problema com um servidor de e-mails uns anos atras que ele gerava logs minúsculos e devido a isso estouro a quantidade de inode.

Da uma olhada nos teus logs e veja se não tem nenhuma pasta com uma quantidade muito grande de arquivos.

Usando wc -l vc consegue uma contagem de arquivos por pasta.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Comandos/Listar-quantidade-de-arquivos-de-varias-pastas <http://www.vivaolinux.com.br/topico/Comandos/Listar-quantidade-de-arquivos-de-varias-pastas>

Olhe o link acima.

Atenciosamente,

Gabriel Franca