[CentOS-pt-br] interpretacao iowait

Marcelo Beckmann marcelobeckmann em bsd.com.br
Sexta Julho 10 19:13:20 UTC 2015

Em 26 de junho de 2015 17:36, Leandro <leandrojpg em gmail.com> escreveu:

> Prezados o iowait nas saída de top ou vmstat, a interpretacao disso se
> daria como? Esse valor aumenta ao ponto q o processador enfileira processos
> aguardando a entrega do disco e ou gravação dos dados? Podemos entender que
> se o io aumentar muito sei la mais de 20 o disco pode nao estar performando
> ou zuado ou o que?
>
> Obrigado.

É essa mesma a idéia.
Se esse valor aumentar muito e/ou se mantiver alto por longos períodos de
tempo, pode significar que a demanda de IO está mais alta do que pode ser
atendida.
Lá nas antigas era comum notar isso em servidores de email: até certa
quantidade de usuários ou volume de tráfego de emails, um servidor com HD
IDE dava conta do recado, mas a partir de certo volume ai não rolava, tinha
que usar disco SCSI para dar conta.

--
Marcelo Beckmann
Suporte Linux (ò;ó)