[CentOS-pt-br] Política e script backup - Linux

Douglas douglas.rauber em gmail.com
Quinta Junho 25 16:32:03 UTC 2015

Buenas Galera! Desculpem o e-mail relativamente longo...

Seguinte, há alguns dias, tive um problema em um HD externo, que eu usava
para fazer meus backups.
No mínimo uma vez por ano, faço um backup completo do meu notebook para um
hd externo(mantendo copias antigas), formato, reinstalo SO e restauro
apenas as coisas que vou precisando, pois guardo muita coisa que não
utilizao constantemente, mas as vezes, três, quatro anos após o backup,
ainda preciso algum arquivo de backup antigo.
Durante o período de utilização, faço backups "incrementais" manualmente.
Geralmente, tenho tudo que preciso está guardado, mas custa tempo e fica
meio mal organizado.
Há alguns dias, este HD deu problema, perdi "uma meia dúzia" de arquivos
importantes.
Diante disso, pensei em profissionalizar meu backup :D

Minha ideia inicial é fazer basicamente duas coisas:
-Um script de backup que faça uma cópia de determinadas pastas em HD externo
-Outro script de backup que faça uma cópia de determinadas pastas em um
serviço de nuvem, pretendo usar o Copy.com, pois tenho um bom espaço lá.

Bueno, isso é a minha ideia, gostaria que me ajudassem, falando das suas
experiências, mandando algum script, falando de alguma ferramenta...
Claro que se for possível otimizar o espaço, organizar e manter a
segurança, seria ótimo.

Obrigado