[CentOS-pt-br] Política e script backup - Linux

Eduardo Klosowski eduardo_klosowski em yahoo.com
Quinta Junho 25 17:35:24 UTC 2015

Também aconselho o rsync, você pode colocar tudo num script que chama
ele com os parâmetros para ignorar certos arquivos ou diretórios, ou um
rsync para cada diretório. É possível fazer o backup local, via ssh ou
usar o mount para acessar um FTP por exemplo. Uma vantagem é que se o
arquivo já existe no destino ele não precisa ser enviado novamente.

Existe o grsync que é uma versão gráfica para o rsync, também da para
deixar a configuração salva, pode ser interessante.

Eu tinha um cenário bem parecido com o seu, ia formatar, fazia backup e
copiava alguns arquivos de volta, o problema é que isso levou a vários
arquivos duplicados. Para resolver isso montei um programa que calcula o
SHA1 dos arquivos e lista os duplicados. Também tem função para calcular
o SHA1 de um arquivos e verificar se ele já existe no HD.

Segue alguns links do meu blog onde comento melhor sobre esses tópicos:
https://eduardoklosowski.wordpress.com/2014/10/06/backup-hd-externo/
https://eduardoklosowski.wordpress.com/2015/03/17/remover-arquivos-duplicados/
(está um pouco desatualizado, agora é possível instalar via pip
inclusive, mas a ideia ainda é a mesma)

Eduardo Augusto Klosowski
Blog: https://eduardoklosowski.wordpress.com/
GitHub: https://github.com/eduardoklosowski/