[CentOS-pt-br] RES: RES: Cockpit!

Glênio Côrtes Himmen glenio.himmen em aparecida.go.gov.br
Quinta Abril 6 21:59:21 UTC 2017

Hoje executei um yum update e meu CentOS passou para 6.9 sozinho.

Mas ainda não consegui o yum install cockpit.

Glênio Côrtes Himmen

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte de Aparecida

glenio.himmen em aparecida.go.gov.br

De: CentOS-pt-br [mailto:centos-pt-br-bounces em centos.org] Em nome de Vitalino Victor
Enviada em: terça-feira, 28 de março de 2017 20:48
Para: Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] RES: Cockpit!

Boa noite, meu conterrâneo!

Como já citado pelo Marcus Vinicius, o Webmin pode ser uma boa (recentemente eu o testei, a interface atual está muito melhor!). Inclusive, pretendo utilizá-lo para gerenciar as regras do meu firewall em um futuro próximo.

Com relação ao Cockpit, para ser sincero, é a primeira vez na vida que vejo algo sobre ele. Pelo o teste que eu fiz aqui, ele já está disponível nos repositórios do CentOS 7 (instalei-o com um simples yum install cockpit).

Como no seu caso você está usando o CentOS 6.8, você teria que instalá-lo "na mão".

Segue uma breve documentação do que fiz hoje de amanhã:

***

Instalando dependências necessárias (partindo do princípio que os repositórios NUX e EPEL já estejam habilitados no yum.repo.d):

# yum install gcc npm sudo autoconf automake gettext-devel glib2-devel git

Como um usuário normal, clone o repositório do Github:

$ git clone https://github.com/cockpit-project/cockpit.git

No arquivo cockpit/configure.ac, comente a macro "AM_PROG_AR".

Execute o script de build:

$ ./cockpit/autogen.sh

(A execução deste script demorará alguns minutos)

Depois de quebrar a cabeça, descobri que o Cockpit exigia uma versão mais recente do pacote glib2-devel (que não está disponível para o CentOS 6.8), exigindo a instalação deste por outros meios. Aí, acabei encerrando os testes.

***

Mas agora lendo seu último relato, acredito que tem como fazer de uma forma melhor:

EAPoL + FreeRADIUS + MySQL + Página de cadastro de usuários

Obs: Dá mais trabalho, mas vai melhorar bastante a gerência e segurança da rede.

Algumas ideias:

*	Nos Access Points, você configura o método de autenticação para WPA Enterprise (cada fabricante chama isso de uma forma diferente) apontando para o endereço IP de um servidor FreeRADIUS.
*	No FreeRADIUS, você o integra com o MySQL (para que a autenticação seja baseada nos usuários inseridos em uma tabela no banco).
*	Com o Apache configurado com autenticação HTTP Digest (autenticação mais simples, mas pode-se usar TLS para dar uma mitigada), você acessa um formulário simples para cadastro de usuários no MySQL.
*	Quando a pessoa cadastrada for utilizar o Wifi, ela terá que informar o login e senha cadastrado previamente.

Realizei algo do tipo recentemente, usando o Debian. Se quiser algo mais rápido, o pfSense pode ser uma boa mesmo.

Att