[CentOS] [OT] - Estrutura de armazenamento de uma grande quantidade de arquivos

"Fábio Jr."

fjuniorlista at gmail.com
Fri Nov 27 11:42:54 UTC 2009

Olá pessoal,

Desculpem o off-topic, mas não sabia onde postar minha dúvida. Se alguém
tiver uma sugestão de lista para postar essa dúvida eu agradeço.

O sistema do qual administro os servidores, possui uma funcionalidade
que é exibição de imagens cadastradas pelos usuários. Estas imagens são
armazenadas atualmente em um único diretório, e são gravadas com um
número (ex.:123456.jpg), em um storage rodando centOS.(até q não é tão
off-topic assim).

O problema é que a quantidade de imagens já passa de 4 milhões de
arquivos. Cada imagem antes de ser armazenada, é tratada, e salva em 3
tamanhos diferentes. Ou seja, existem 3 cópias de cada arquivos (4
milhões / 3).

Espaço em disco não é problema, já que estas imagens são pequenas. O
problema maior é a quantidade mesmo, e a organização. A medida que o
numero de arquivos aumenta, fica pior para o SO buscar essa foto. Pra
piorar a situação, os servidores de aplicação montam via nfs este
storage para buscar os arquivos.

Finalmente, o que venho pedir a lista seriam sugestões de como melhorar
a indexação/organização destes arquivos. Já pensei em utilizar
armazenamento distribuído (SAN, cloud, GlusterFS), organização por
pastas com AliasMatch do apache para recuperá-las depois e armazenamento
em banco de dados.

Qualquer sugestão é bem vinda.

Obrigado.

[]s