Netsul - Valcir wrote:
Aqui na Unicamp, utilizamos 2 máquinas identicas, com heartbeat e disco do storage. A máquina backup somente monta os discos do storage se a primária cair. Tem funcionado muito bem
Boa tarde Sandra e amigos, obrigado pela dica.
Ola'
É mais ou menos isso que eu preciso montar: dois servidores idênticos operando como servidor de dominio/e-mail, no entanto o secundário inicia os serviços após o primário falhar. Até aqui tudo certo, já está assim funcionando, o meu maior problema é com a sincronização das caixas dos usuários, então pensamos num storage NAS e montar o /var/lib/imap e /var/spool/imap nele. Caso o primário falhar, o secundário monta o mesmo ponto no storage e sobe os serviços e os usuários terão todos os e-mails novos quando o primário voltar novamente (e o secundário sair de cena).
E' exatamente o que fazemos aqui, quando o primário sai do ar , o segundo node monta os fs do storage normalmente, pois estas LUNS são exportadas tanto para o node primário quanto para o node secundário, mas temos que tomar o cuidado de não montar nas duas máquinas ao mesmo tempo. Neste esquema não precisa de NFS, o nosso storage é FC. Tentamos implementar o uso do GFS, mas não tinhamos alguns devices necessários para a implementação.
Se precisar, pode pedir mais informações. - Abraço - Sandra
Poderia explicar melhor como está sendo feito a montagem do storage? eu fiz testes montando via NFS um servidor CentOS 5.4 como storage, mas dá erro de gravação quando o Cyrus vai gravar na caixa que está montada no storage.
Valcir.
CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br