Olá pessoal,
Sempre usei o tar para clonar os sistemas mas dá um pouco mais de trabalho exemplo:
tar czpf /root/backup.tar.gz / --exclude=/proc/* --exclude=/sys/* --exclude=/root/backup.tar.gz
Logicamente que esse é um exemplo bem simples perto do script que uso normalmente e backup das bases mysql eu prefiro fazer à parte usando o mysqldump mesmo.
E para restaurar em outro HD não importando o tamanho, eu boot com um cd de emergência tipo o sysrescuecd, particiono o disco, formato as partições, monto chroot e outros detalhes e gero um novo boot com o grub e uma nova imagem initrd se a controladora de disco for outra, pq senão no boot não vai achar o disco. :)
Bem se alguém quiser posso fazer um artigo sobre isso. Recentemente fiz um de SPoP com Openvpn, espero que seja útil pra nossa comunidade. :)
Grande abraço a todos
-----Mensagem original----- De: centos-pt-br-bounces@centos.org [mailto:centos-pt-br-bounces@centos.org] Em nome de irado furioso com tudo Enviada em: quarta-feira, 30 de setembro de 2009 13:21 Para: Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list Assunto: Re: [CentOS-pt-br] Clonar HD / Instalação do Centos
Em Wed, 30 Sep 2009 11:56:21 -0300 Alexsandro Felix felix@ffelix.eti.br, conhecido consumidor de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:
Já trabalhei com servidores clonados e sempre usei o *dd *sem problemas para isso.
Se, e apenas "SE" os hds forem idênticos (tamanho).