Olá,
2009/7/17 Marcelo Gondim gondim@linuxinfo.com.br:
Quando fui remover o kernel, o devel e o headers do mais recente que eu havia instalado deu esse problema de dependência [...]
O kernel-headers não deve ser desinstalado com o kernel e o kernel-devel, o pacote "kernel-headers" é diferente do pacote "kernel" em que existe apenas um pacote "kernel-headers" instalado enquanto que podem existir vários pacotes "kernel" instalados na máquina. A princípio não deveria haver nenhum problema em rodar um kernel mais antigo com um kernel-headers mais atual, na verdade o kernel-headers só vai ser utilisado para compilações, e é raro que vai haver uma diferença gritante entre duas versões dentro da mesma família (por exemplo, CentOS 5.2 e CentOS 5.3).
Se você realmente quer fazer o downgrade do pacote kernel-headers, você pode fazê-lo com o yum usando o plug-in "allowdowngrade" (ou algo parecido) ou só baixar o pacote antigo e instalá-lo com "rpm -Uvh --oldpackage" para fazer o downgrade. Isso não vai quebrar nenhuma dependência.
NUNCA USE --force OU --nodeps A MENOS QUE VOCÊ SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO, E MESMO QUE SAIBA, PROVAVELMENTE VAI ESTAR FAZENDO ALGUMA COISA ERRADA.
Não se esqueça, se você usar --force ou --nodeps e quebrar algo, você vai ter que se contentar em ficar com as peças do que quebrou... (If you break it you got to keep the pieces.)
coisa que tenho reparado são problemas de dependências entre rpmforge e o CentOS com relação à alguns pacotes.
O CentOS se preocupa em prover um repositório confiável sem problemas de dependências (embora como não se paga nada não tem garantia nenhuma), já o RPMforge não se preocupa com isso, e inclusive o próprio fundador Dag Wieers diz que pretende deixar pacotes com problema no repositório para ver se alguém vai arrumá-los quando encontrar o erro. Recentemente houve um upgrade em massa dos módulos Perl no RPMforge que deixou o repositório com problemas de dependências por vários dias (alguns provavelmente ainda existem). Para fazer as atualizações dos pacotes/repositórios que funcionam, é aconselhável usar a opção --skip-broken do yum (disponível no CentOS 5).
mas sinto que a qualidade e integração entre pacotes do rpmforge, epel e o repositório do CentOS não estão sempre legais.
RPMforge e EPEL normalmente não funcionam juntos, existem conflitos entre pacotes de um e de outro, e a maioria dos casos de problemas de dependências na lista do CentOS são causados pela mistura desses dois...
Eu ainda uso o yum-priorities e seto as prioridades dos repositórios.
Sim, isso é recomendável, porém não vai resolver 100% dos problemas entre esses dois repositórios.
HTH, Filipe