On 11/30/2010 03:31 PM, irado furioso com tudo wrote:
quase isso.. o Fedora é um play-ground dos developers do RH-Enterprise, uma espécie de Beta, mantido principalmente pela comunidade. SE/QUANDO funciona do Fedora, vai para o RHE para ser (eventualmente) incluido (após testado/aprovado pelos developers).
E graças ao Fedora é possível manter um ciclo do RHEL/CentOS com algum tipo de inovação. Lembrem-se que esse é o propósito do Fedora, ser o mais atualizado possível. Já o RHEL, e por consequência o CentOS, é um produto que fica no mercado por no mínimo 7 anos. Seria humanamente impossível manter ambientes RHEL/CentOS com tanta inovação, sem pensar na estabilidade e continuidade do sistema operacional.
já o CentOS é o próprio RHE mas sem detalhes de marketing ou referencias comerciais.
Exato :)
então, vc até pode usar os *rpm do Fedora no CentOS - inclusive o yum apresenta essa opção (ou pode ser incluida, veja no wiki), mas NÃO há garantias de que funcione
É possível que tenha que recompilar utilizando o src.rpm pois no momento da recompilação o rpmbuild/mock irão utilizar as dependências do próprio CentOS. Também é interessante manter um repositório pessoal com esse tipo de pacote atualizado e disponível para CentOS. Um dos meus objetivos para 2011 é esse, manter um repositório onde simplifique a utilização de pacotes novos para o CentOS, afinal toda hora vemos o pessoal procurando por versão mais nova de software X ou Y.
BTW é o caso: está no Fedora mas NÃO no RHE, então AINDA não faz parte da distribuição: use por sua própria conta e risco (YMMV) ;)
É uma das melhores maneiras para a RedHat ter um retorno sobre as modificações feitas no SO. Quanto maior for a quantidade de bugs resolvidos no Fedora, maior será a qualidade do RHEL no futuro. O Fedora 12 foi uma versão que contou com um grande apoio da RedHat exatamente por isso. Concentraram os esforços em um Fedora que hoje é a base do RHEL6. Eu gosto de colaborar com o Fedora por esse motivo, afinal todos que utilizam RHEL/CentOS serão benefíciados no futuro.
:)