Também aconselho o rsync, você pode colocar tudo num script que chama ele com os parâmetros para ignorar certos arquivos ou diretórios, ou um rsync para cada diretório. É possível fazer o backup local, via ssh ou usar o mount para acessar um FTP por exemplo. Uma vantagem é que se o arquivo já existe no destino ele não precisa ser enviado novamente.
Existe o grsync que é uma versão gráfica para o rsync, também da para deixar a configuração salva, pode ser interessante.
Eu tinha um cenário bem parecido com o seu, ia formatar, fazia backup e copiava alguns arquivos de volta, o problema é que isso levou a vários arquivos duplicados. Para resolver isso montei um programa que calcula o SHA1 dos arquivos e lista os duplicados. Também tem função para calcular o SHA1 de um arquivos e verificar se ele já existe no HD.
Segue alguns links do meu blog onde comento melhor sobre esses tópicos: https://eduardoklosowski.wordpress.com/2014/10/06/backup-hd-externo/ https://eduardoklosowski.wordpress.com/2015/03/17/remover-arquivos-duplicado... (está um pouco desatualizado, agora é possível instalar via pip inclusive, mas a ideia ainda é a mesma)
Eduardo Augusto Klosowski Blog: https://eduardoklosowski.wordpress.com/ GitHub: https://github.com/eduardoklosowski/
On 25-06-2015 13:32, Douglas wrote:
Buenas Galera! Desculpem o e-mail relativamente longo...
Seguinte, há alguns dias, tive um problema em um HD externo, que eu usava para fazer meus backups. No mínimo uma vez por ano, faço um backup completo do meu notebook para um hd externo(mantendo copias antigas), formato, reinstalo SO e restauro apenas as coisas que vou precisando, pois guardo muita coisa que não utilizao constantemente, mas as vezes, três, quatro anos após o backup, ainda preciso algum arquivo de backup antigo. Durante o período de utilização, faço backups "incrementais" manualmente. Geralmente, tenho tudo que preciso está guardado, mas custa tempo e fica meio mal organizado. Há alguns dias, este HD deu problema, perdi "uma meia dúzia" de arquivos importantes. Diante disso, pensei em profissionalizar meu backup :D
Minha ideia inicial é fazer basicamente duas coisas: -Um script de backup que faça uma cópia de determinadas pastas em HD externo -Outro script de backup que faça uma cópia de determinadas pastas em um serviço de nuvem, pretendo usar o Copy.com, pois tenho um bom espaço lá.
Bueno, isso é a minha ideia, gostaria que me ajudassem, falando das suas experiências, mandando algum script, falando de alguma ferramenta... Claro que se for possível otimizar o espaço, organizar e manter a segurança, seria ótimo.
Obrigado
CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br