Valcir,
Na minha opinião a configuração de dns está errada. Aqui onde eu estou tenho uma situação similar, porém funciona assim :
mail1.meudominio resolve 10.10.10.1 mail2.meudominio resolve 20.20.20.2
reverso:
1.10.10.10 resolve mail1.meudominio 2.20.20.20 resolve mail2.meudominio
assim, se o e-mail sair por um ip ele resolve reversamente para o mesmo...
abs
2010/1/26 Netsul - Valcir valcir@netsulsolutions.com.br
Boa tarde pessoal,
Tenho o seguinte cenário: um servidor de e-mail rodando sobre duas redes distintas (Embratel e Copel) cada uma em uma placa de rede separada e o balanceamento feito com iproute2, até ai tudo funcionando. Para o DNS normal configurei para o nome do host que hospeda o dominio responder nos dois ip das duas operadoras, então um ping retorna o ip de uma e outro ping retorna o ip da outra. Até tudo certo e funcionando. O problema é com a resolução dos nomes reversos; cada operadora possui o slave devidamente configurado para seus endereços, por exemplo, o ip 200.200.200.150 resolve para ns1.dominio.com.br, já o outro ip 189.189.189.58 resolve para o mesmo ns1.dominio.com.br. Problema: quando os servidores de e-mail de fora vão fazer a resolução reversa daquele ip que o e-mail está saindo no momento (horas sai por um horas pelo outro devido ao balanceamento), ele mostra como reverso não configurado corretamente pois ao converter o ip pelo nome resolve certo na parte do reverso, mas ao resolver o nome para ip na resolução normal o dns já aponta para o outro ip uma vez que ele faz o balanceamento entre os dois.
Alguém já passou por essa situação? tem uma forma de deixar isso automatico ou tem que sair obrigatoriamente por um link principal e em caso de queda nesse configurar o roteamento para o outro de forma manual? qual a melhor forma de contornar isso?
Abraço a todos.
Valcir. _______________________________________________ CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br