Novamente.....
Para centralizar suas caixas postais o file system a ser utilizado deverá ter suporte a cluster fs, pois senão o erro de I/O vai continuar a acontecer, afinal por que eles criariam um file system cluster ?
Você poderá criar um file system cluster qualquer e exportar isso via NFS, os dois servidores irão acessar o mesmo device, independente de primário ou secundário.
Sobre o storage, mesmo se você utilizar o "storage" o file system precisará suportar acessos simultâneos,
yum search gfs gfs-utils.i386 : Utilities for managing the global filesystem (GFS) gfs2-utils.i386 : Utilities for managing the global filesystem (GFS)
Procure no google por file system cluster que você irá entender melhor o que estou tentando dizer e provavelmente encontrará uma solução mais prática para seu cliente.
Mail1________________ | |______________NFS [IMAP-Cyrus] | Mail2________________|
[]'s
Em 24 de fevereiro de 2010 17:22, Netsul - Valcir valcir@netsulsolutions.com.br escreveu:
>na verdade o secundário faz RELAY no primário... quando o primario estiver down, ele vai ficar tentando, tentando até conseguir dar relay.... acho que é isso não ?
Obrigado Fabio pela dica. Na verdade o cliente quer uma solução de e-mails com dois servidores que, se o principal cair, os e-mails chegam normalmente no secundário e seja gravado nas caixas dos usuários, e que os usuários consigam enviar normalmente por ele também. O maior problema está em criar as caixas dos dois servidores de forma centralizada - num storage por exemplo - para que ambos os servidores busquem do mesmo local para não precisar rodar o rsync o tempo todo (devido ao volume de dados, próximo de 100GB). Por isso pensei num storage, mas não sei se é a mehor idéia, já que quqlquer problema de rede vai corromper a base e ai sim tá feita a m...entende?!
Valcir. _______________________________________________ CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br