Você se dar bem com o fedora no que tange a RPMS e muita inovação, mas não espere tanta estabilidade como parece, pois 1 pacote do fedora, para que seja maduro e pare no rhel (e clonado LITERALMENTE para o Centos) demora um tempo, e por se tratar de ser MUITO novo, alguns bugs vêm "embarcados", lol. (ps: case de sucesso: ext4 rodava na alta no fedora e não deu stress, mas confiar em tudo que é de ponta pode te estuprar em algum momento) Realmente, para se sentir "mais em casa" use o Fedora no notebook (alguns pacotes são mais novos em termos de improvements, o que deixa alguns apps utilizáveis no fedora e no centos não).
*NÃO use fedora como server, nunca MESMO.*
Uso Centos e Ubuntu desde 2006 e acho ambas violentíssimas na qualidade.
Centos vai lhe atender bem demais, rpmforge e atomicorp como repositórios vão bombar sua vida.
Recomendo que dê uma atenção especial para seu atual ubuntu, antes de qualquer migração, talvez a instabilidade venha de um componente físico ferrado, ou mesmo o kernel ou algo que genericamente falando poderia ocorrer com qualquer outra excelente distro.
dmesg, syslog, messages e etc, olha tudo :P.
Abraços.
Em 1 de março de 2012 09:05, Aslan Carlos aslan@linuxadvanced.comescreveu:
On 29-02-2012 18:33, Arturo Fatturi wrote:
Fabiano.
Eu uso o Cento 6.2 como Desktop e não tenho problemas com Hardware. Os problemas surgiam normalmente devido a algum hardware novo que adquiri e com o Cento 5.5, por exemplo. Sofri bastante com uma Impressora HP F4480 que possui scanner. Quando isto ocorreu eu passei para o ScientificLinux 5.5 e consegui fazer com que todos os hardwares funcionassem e olhe que não compro coisas muito estranhas (cameras, web cameras, coisas para jogos, etc). Quando tinha uma impressora HP 3550 o Centos 5.0 a reconhecia normalmente.
Claro, meu problema foi com um Notebook da CCE: o centos não conseguia fazer a maldita Realtek funcionar. Neste caso nem o ScientificLinux (considerando que divergem em alguns aspectos menores). Como não sou programador nem sei escrever scripts - sou Professor de Filosofia - tive de abandonar tanto o Centos, quanto o Scientificlinux e adotar algo mais "maleável": passei para o OpenSuse. Pronto, navegava com Wireless. Entretanto nem o Centos ou o Scientificlinux ficaram instáveis, pelo contrário: preparava minhas aulas e fazia apresentação em aula com estas distros. Passei vergonha foi com o Fedora 12 - um que tinha por símbolo um maldito Leão - pois conseguia fazer a apresentação, mas a tela do notebook ficava desligada, quando não desconfigurada. Não uso Fedora, nem em Desktop. Os alunos riam e diziam: então isto aí é o Linux? Vai explicar!
Se você tem tempo e interesse, acredito que uma busca nas listas, na wiki do Centos e etc, lhe ajudarão. Por exemplo, eu não consegui fazer a HP F4480 funcionar no meu Centos 5.5, mas havia um sujeito que informava todos os passos para configuração.
Boa sorte e não desista.
Att
Arturo
Em Qua, 2012-02-29 às 17:31 -0300, Aslan Carlos escreveu:
CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br
Não tem como prever tudo que pode acontecer.
Claro também já tive problemas com o Xorg e projetor, sim com Fedora 12 também. É buscar mais informações sobre os problemas, ler bastante tudo que encontrar e se possível estudar como funciona o que está dando problema.
Se o problema é rede, pesquise e tente descobrir como Linux dá suporte para a placa de rede funcionar, não precisa ir a fundo, mas entender sobre o que é módulos do Kernel e para que servem ajuda!
Repito as palavras do Arturo, boa sorte, não desista nunca se realmente quer aprender, não só Linux como qualquer outra coisa na vida e para o caso do Linux estamos aqui para ajudar, se puder!
Abs -Aslan _______________________________________________ CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br