Fabiano,
Então como segue a recomendação de colegas da lista, também recomendo que não utilize o CentOS como um desktop, devido as versões dos pacotes serem mais antigas, pode existir problemas quando alguns hardwares são mais recentes.
Você pode escolher alguma distro mais voltada para desktop, Fedora é o mais recomendando no seu caso, já que gostaria de aprender mais de como é uma distro baseada em Red Hat.
Atualmente a maioria dos equipamentos já vem com suporte para virtualização. vide com o comando. egrep '(vmx|svm)' /proc/cpuinfo se retornar alguma linha com a palavra vmx ou svm, quer dizer que seu hardware tem suporte a Full Virtualização (HVM), no caso você poderá utilizar o KVM para instanciar uma máquina virtual sem nenhum esforço, assim testar CentOS ou qualquer outra distro suportada pelo KVM.
Caso não existe as flags, será necessário que você utilize o Xen, sendo assim, é legal você procurar um pouco de documentação tanto para KVM tanto para Xen. (Estamos falando do assunto mais comentado em Infra TI).
Sobre questão de ficar lento ou não, verifique se não é muitos serviços rodando. (Vai precisar de mais conhecimento da distro). Tente procurar no google "tricks" e a distro que você quer utilizar e conhecer dicas boas para performance e conforto.
Sobre sumir as placas de rede te digo que é a primeira vez que ouço esse assunto, é importante você coletar o máximo de informações possiveis nestas ocorrências. Colete informações do comando dmesg e dos arquivos /var/log/message(Red Hat based) ou /var/log/syslog (Debian based).
Assim você poderá descobrir qual é o motivo deste problema.
Caso precise de ajuda, colete as informações e envie para a lista, é sempre bom conhecer problemas novos.
Abs e boa sorte! -Aslan
On 29-02-2012 15:06, Fabiano de Almeida wrote:
:D
Fico feliz pela manifestação tão rápida da lista. Participo de outras listas, e não é comum o pessoal responder assim tão brevemente.
Quanto ao hardware do notebook, não é realmente la grande coisa, o vídeo é via, o wireless é um realtek que não tem driver linux (no ubuntu usava um programa que usa o driver para win98), mas está funcionando corretamente. Ja o testei com o Mint (muito estável e intuitivo, mas é pesado) e com o Win7.
A principal dificuldade com o Debian é que em outros 3 pc's no qual o utilizei, depois de algum tempo (varia de horas a dias ligado) ele perde normalmente as placas de rede, o que pra um servidor é inaceitável, busquei auxílio na lista nacional e internacional, mas não obtive uma solução satisfatória. Usei as versões 5.0 e 6.0.
O Ubuntu versão 10.x ficou bom, dificilmente dava problema, ao atualizar para as versões 11.x fica muito instável o ambiente gráfico, por vezes me aconteceu de travar ao abrir o firefox junto com thunderbird, broffice e shell ou ao escrever o nome do aplicativo no menu (unity e gnome shell), ultimamente tem estado bem melhor, mas ainda estou "ressabiado" com ele, pois de vez em quando perde as placas de rede, mas em frequência bem menor que o Debian.
O Mint foi o que mais gostei destas distros, para uso pessoal me supriu bem, o problema dele é que é bem pesado, e para um servidor isso não combina muito. Este não apresentou instabilidades e nem perda das placas de rede, mesmo após pc ligado 10 dias direto(o mesmo que testei debian 6.0 e ubuntu 11.04/11.10).
Um colega de lista de email [Gitec/Interlegis] comentou que o servidor dele usa CentOS, e que são raras as ocasiões que precisa fazer alguma manutenção nele ou mesmo reiniciar computador, por isso resolvi testá-lo primeiramente em meu notebook para me ambientar e aprender, para depois mudar no servidor.
Não são conhecedor tão profundo do Linux, a cada dia venho aprendendo mais coisas, por isso que busco sempre auxílio de colegas mais experientes e materiais para poder estudar.
Atenciosamente,
-- _Fabiano de Almeida_
Em 29-02-2012 14:33, Aslan Carlos escreveu:
Fala Fabiano,
Blz?
Bom é necessário verificar todo o perfil de hardware da sua máquina, pois o chip da placa de vídeo apresente algum tipo de particularidade com a versão que vem no CentOS, lembrando o CentOS é fork do RHEL (Red Hat Entreprise Linux), com isso ele deveria ser mais estável possível, por este motivo também você irá observar que alguns pacotes são mais antigos devido a maturidade da versão para rodar em um ambiente enterprise.
Algumas diferenças que você irá perceber são arquivos de configuração, sua localização é diferente do Debian, exemplo são os arquivos de configuração de interface de rede.
- Debian, e variantes: /etc/network/interfaces
- Red Hat e variantes: /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-(nome da
interface).
Gerenciamento de pacotes, onde vai utilizar o RPM, na minha opnião mais estável e mais robusto que o DEB. Antigamente reclavam muito dos RPM devido as dependências, mas era a falta de conhecimento das pessoas, achando que o pacote RPM teria tudo, o conceito de repositório não era diluído.
Você pode começar utilizando o wiki.centos.org, é uma ótima referência.
Caso queria também existe ótimos documentos no docs.redhat.com.
Sobre o Ubuntu estar instável, seria também interessante investigar o motivo, assim gera mais conhecimento e caso seja bug de alguma parte do sistema, ajuda o projeto, como gostaria que depois que utilizando o CentOS e acontecer este problema, faça o mesmo.
Abs! -Aslan
CentOS-pt-br mailing list CentOS-pt-br@centos.org http://lists.centos.org/mailman/listinfo/centos-pt-br