Olá todos, gostaria de compartilhar experiências que estou tendo com CentOS 5.
Instalei em dual-boot com a versão 4.4, para comparar, e decidi não instalar o gerenciador de boot, utilizando o gerenciador que já estava instalado e somente modificando o grub.conf. A instalação correu tudo bem, sem contratempos. Alguns contratempos apareceram após a instalação, pois não consegui direcionar o yum para ler os repositórios direto do dvd e também com isso a interface gráfica 'Adicionar ou Remover Programas' também não funcionou. No CentOS 4.4 esta interface independe das configurações do yum. Era quase certo que eu estava fazendo alguma coisa errada, então não tomei como um problema do CentOS, mas como falta de tato minha mesmo. Para contornar usei rpm -ivh [pacote1 pacote2 ... pacoten].
Estou utilizando configurações compartilhadas em alguns programas nos dois sistemas, a saber: Firefox, Thunderbird, Evolution, Gaim e amsn. Tive alguns problemas de compatibilidade de versões com o Firefox e com o Thunderbird, por isso decidi removê-los e instalar a mesma versão utilizada no CentOS 4.4
De início não consegui utilizar o Firefox 2.0 que utilizo no CentOS 4.4, ele acusava a falta de uma biblioteca (libstdc++). Esse probleminha foi resolvido com a ajuda do Rodrigo Barbosa, que me orientou a instalar o pacote compat-libstdc++-33.
No OpenOffice, apesar de ser uma versão mais atual, tem uma coisa que não gostei em relação ao anterior: na planilha, ao excluir células com a tecla <Delete> aparece uma caixa de diálogo com opções sobre o que excluir ou não (na versão anterior pressionar a tecla <Delete> significava "Excluir apenas o conteúdo, preservando os formatos"). Com uma rápida leitura na Ajuda descobri que na versão 2.0 esta função pertence à tecla <Backspace>.
A única coisa que ainda está pendente é o funcionamento da placa de som on-board, que também já deu problema eu outras distribuições mais atuais, por isso eu tomo isso mais como um problema de compatibilidade do hardware do que do software.
No quesito servidor, funcionaram muito bem até agora: apache, squid, mysql, samba e proftp.
Bom, por enquanto é só.
Um abraço a todos.