Obrigado pelas respostas,
irado furioso com tudo escreveu:
MySQL blobs??
http://www.google.com.br/search?q=using+mysql+blobs&ie=utf-8&oe=utf-...
O que me preocupa em utilizar o banco é ao invés de resolver o problema, eu só mudar o gargalo. Saio do problema de organização e nfs e passo a ter problemas com quantidade de conexões.
Logicamente que o banco tem q ser tunado de uma maneira que ele consiga atender minhas necessidades, mas meu objetivo é uma solução que não seja paliativa no sentido de que daqui 6 meses eu tenha q procurar outra forma de armazenar os dados.
Por esse motivo que o armazenamento em cloud me atrai um pouco pois querendo ou não é uma tecnologia que ainda pode melhorar muito, e talvez valha a pena apostar algumas fichas nela.
Obg Irado.
Bruno L F Cabral escreveu:
um metodo usado em maildir, no postfix e no squid é separar em subdiretorios estilo
1/2/123456.jpg
ou mesmo
12/34/123456.jpg
assim reduz bastante a quantidade de arquivos por diretorio, acelerando o acesso
Essa é um método muito bom, que inclusive já fiz alguns testes. O problema que acabei tendo, talvez por falta de experiência e conhecimento, foi com as configurações do apache para que quando eu requisite a imagem http://meusite.com/imagens/123456.jpg, ele encontre a imagem que esta em /var/www/imagens/12/34/123456.jpg. A regra do AliasMatch que funciona para esta imagem por exemplo, não funciona para a imagem 123.jpg. Acredito que tenha solução para esse problema da regra.
Obrigado Bruno.
Outra limitação que talvez seja interessante citar é que alterar o nome destas imagens está fora de cogitação.
Outra coisa que me preocupa é o momento em que for decidido (mudança de pastas/inserção no banco/transferência de arquivos para cloud) e a ação tiver de ser feita. Na ultima vez que migramos estes dados para o novo servidor de storage, demorou 4 dias para passar todos os arquivos, e eram menos de 3,5 milhões.
[]s