[CentOS-pt-br] RES: Configurar DNS

Toledo, Luis Carlos lscrlstld em gmail.com
Quarta Dezembro 9 18:00:15 UTC 2009

Olá,

Na verdade o conceito de DNS e resolução de nomes é diferente num *nux e num
Windows.

O windows tb resolve uma série de outros serviços atravez de seu resolver.

Enfim,

Você pode configurar o centos para que seja um simples resolver de internet,
e o windows como resolver de sua rede interna+internet.

1 - configure o resolver do centos
2 - configure como DNSs e default gateway do windows o IP do centos.
3 - mantenha o DHCP server no windows, mas o default gw envie o IP do linux.

No linux provavelmente deste estar somente autorizado para resolver para o
localhost, não esqueça "fechar" o seu linux para somente resolver dns para
sua rede interna.

+- assim se for por ACL

acl clientes {
        localhost;
        192.168.1.0/24;
};

options {
//      listen-on       { 127.0.0.1; }; mantenha comentado...
        allow-recursion { clientes; };
        allow-query-cache { clientes; };
....mais alguma coisas....
};

abs Toledo

Caros,

Venho pedir ajuda nesta conceituada lista.

Tenho o seguinte cenário:

1. 1 Servidor Proxy (CentOS) com duas placas de rede (ADSL / Rede
Interna), sendo ADSL ip dinâmico e rede interna 192.168.1.254/24
2. 1 Servidor Windows 2003 EE com AD, DNS .... (ip 192.168.1.253/24)

O problema é o seguinte, configurei o W3k definindo o DHCP com os
seguintes parametros, os cliente da minha rede ficão setados assim:
192.168.1.x, gateway 192.168.1.254, dns 192.168.1.253. Desta forma está
tudo funcionando direitinho 100% o detalhe é que eu preciso que o
servidor proxy também resolva os nomes da minha rede interna e quando eu
configuro o dns no linux (rede interna) ele não resolve para internet...

Como posso configurar o DNS no linux para resolver tanto os endereços da
internet como da minha rede interna?

Gostaria que os senhores me ajudassem neste "problema".

Atenciosamente,

Augusto Motta