[CentOS-pt-br] Instalação de um segundo HD no CentOs 5.3

Cleber Souza cleber.lists em gmail.com
Terça Julho 28 14:19:12 UTC 2009

2009/7/28 Arturo Fatturi <analysis62 em gmail.com>:
> Caros amigos da Lista.
>
> Solicito sua juda para o seguinte:
> tenho um computador Desktop com o Centos 5.2; instalei e fiz o update
> necessário (agora é 5.3); meu desktop tem um HD de 80Gb e 512 de RAM;
> consegui mais um HD de 80 Gb. Existe algum procedimento especial para a
> instalação deste segundo HD no memso desktop? Basta conectar cabos e a
> BIOS enviará as informações corretas para o SO?

Depende. Se as suas partições são mapeadas no /etc/fstab como
/dev/sd[a-z][0-9] podem ocorrer problemas se este novo disco for
reconhecido como /dev/sda, por exemplo.
Neste caso o ideal seria utilizar LABEL na partição, ou melhor ainda,
UUID. Desta forma a nomenclatura de reconhimento não fará diferença
para o mapeamento.

> Ainda, tenho possibilidade de trocar meu drive de CDROM pro um que
> também lê DVD: existe algum procedimento especial para instalar este
> drive de DVD ou basta conectá-lo e tudos erpa reconhecido.

Isso, PnP.

> Não sei se é importante mas o HD tem as seguintes informações:
>
> WesternDigital - WD800BB - WD Caviar
> LBA - 156301488
> Canada - ICES - 003 Classe B
>
> O drive de DVD é LG