[CentOS-pt-br] Instalação de um segundo HD no CentOs 5.3

Cleber Souza cleber.lists em gmail.com
Quarta Julho 29 16:12:04 UTC 2009

com 'tune2fs -l /dev/sda1', por exemplo, procure por 'Filesystem
UUID', este valor por ser utilizar para substituir as entradas do
arquivo /etc/fstab de /dev/sda1 para
UUID=c1b9d5a2-f162-11cf-9ece-0020afc76f16, que é uma entrada única
para sua partição.

O label pode ser alterar com o comando tune2fs -L NOME_DA_LABEL,
depois no /etc/fstab utilize LABEL=NOME_DA_LABEL, ao invés de
/dev/sda1.

Com estas mudanças mesmo que você coloque diversos discos em qualquer
ordem o sistema vai montas a partição adequadamente. A ordem de
utilização seria, do mais confiável para o menos confiável, UUID,
LABEL e por último o nome do dispositivo como em /dev/sda1.

Lembre-se também que a mesma regra vale para o Grub, que precisa estar
configurar utilizando LABEL ou UUID para que as mudanças tenham efeito
desde o boot da máquina.

Cleber Paiva de Souza