[CentOS-pt-br] Storage via Software

Gilberto Nunes gilberto.nunes32 em gmail.com
Quinta Julho 30 18:41:34 UTC 2009

A Performance, embora eu não tenha mensurado, é excelente,
principalmente quando comparado com seu "concorrente" direto, o iSCSI.
O iSCSI use quase que toda a pilha TCP e o AoE, como o nome sugere,
usa somente a camada Ethernet, então o overhead é bem menor.
A Confiabilidade eu acho que é bom uma vez que o AoE trabalha com TCP,
mas eu não mensurei nada a respeito...

Instalei o vblabe e o aoetools.
Ambos vc pode achar aqui:
http://sourceforge.net/projects/aoetools/files/vblade/
http://sourceforge.net/projects/aoetools/files/aoetools/aoetools-30.tar.gz/

Eu carreguei o modulo

/sbin/modprobe aoe aoe_iflist="eth0"

e depois configurei o vblade pra carregar a partição:

vblade -m 00:1E:C9:B9:B5:95 1 0 eth1 /dev/sdb

Aqui nesse exemplo estou carregando o dispositivo /dev/sdb para o mac
acima, usando a interface de rede eth0.

Gilberto Nunes