[CentOS-pt-br] Storage via Software

Filipe Brandenburger filbranden em gmail.com
Quinta Julho 30 19:08:45 UTC 2009

2009/7/30 Gilberto Nunes <gilberto.nunes32 em gmail.com>:
> A Performance, embora eu não tenha mensurado, é excelente,

Se você não fez nenhuma medida, a afirmação de que a performance é
excelente é obviamente apenas subjetiva.

> principalmente quando comparado com seu "concorrente" direto, o iSCSI.
> O iSCSI use quase que toda a pilha TCP e o AoE, como o nome sugere,
> usa somente a camada Ethernet, então o overhead é bem menor.

Isso é na teoria, mas na prática o overhead da camada de rede é muito
pequeno, especialmente em redes Gigabit, e não deve fazer nenhuma
diferença significativa.

Eu recomendaria o uso do iSCSI já que é um protocolo bem mais completo
e tem bem menos limitações do que o AoE.

No CentOS 4 e 5 você pode instalar o cliente iSCSI (chamado
"initiator") com o seguinte comando:
# yum install iscsi-initiator-utils

O CentOS 5.3 inclui o pacote tgt (http://stgt.berlios.de/) para
servidor iSCSI (chamado "target") com o seguinte comando:
# yum install scsi-target-utils

Contudo, esse último pacote ainda é "Technology Preview" ("beta")
então seria mais recomendado ir com alguma coisa do tipo FreeNAS
(http://www.freenas.org/) ou OpenFiler que devem ser mais robustos
para este tipo de utilização. Idealmente, um storage array dedicado
que suporte iSCSI seria o ideal, um exemplo de um bom é o Dell
EqualLogic.

HTH,
Filipe