[CentOS-pt-br] Troca de Placa-mãe e kernel panic no CentOS 4.7

Felipe Munhoz munhoz em gmail.com
Quinta Junho 4 15:35:53 UTC 2009

Olá!

2009/6/4 Fernando Ulisses dos Santos <fernando em bluesolutions.com.br>

> Caro,
>
> Na verdade, tem muito mais a ver com o driver dos discos do que com outra
> coisa.

Você têm razão era esse o problema!

> O CentOS gera o arquivo initrd de acordo com os módulos configurados no
> modules.conf. Você pode gerar um arquivo compatível com o novo sistema para
> fazer o boot, para isso:
>
> - descubra qual o módulo driver do novo sistema (você pode descobrir isso
> bootando com o CD em modo rescue)
> - edite o /etc/modules.conf, crie a linha:

No meu caso editei o arquivo /etc/modprobe.conf modificando a linha
scsi_hostadapter de:

scsi_hostadapter sata_sis

para:

scsi_hostadapter sata_via

Apenas para ficar documentado descobri o driver através do lsmod:

# lsmod |grep libata

>  scsi_hostadapter  DRIVER
> - recrie o initrd com o comando:
>  mkinitrd /boot/initrd-VERSAO-DO-KERNEL.img  VERSAO-DO-KERNEL

Fiz esse procedimento e funcionou perfeitamente!

Entretanto no meio de diversas tentativas, acabei reinstalando o grub e
agora em vez de abrir o menu do grub (/boot/grub/menu.lst) abre apenas o
prompt do grub.

Neste prompt se executo:

grub > configfile /grub/menu.lst

o menu aparace como antes.

Alguma sugestão para esse novo problema?!

Agradeço a ajuda!

> Fernando Ulisses dos Santos
> Blue Solutions - Soluções em TI
> 19-3321-9068 / 11-4062-9218