[CentOS-pt-br] usar Raid 0 ou 1 via Hardware no Centos 5.2 32 bits

Lucas Timm LH linuxhelper em gmail.com
Segunda Junho 29 12:57:35 UTC 2009

Eu já usei muuuito o Raid 0 no CentOS 5.1/5.2. Realmente melhora muito a
performance, eu utilizava numa máquina de testes e colocava coisas em
produção nela pra testar. O I/O ficava excelente, nem parecia um Dual
Pentium 3 1GHz com 3GB Ram com controladora Adaptec I2O (não lembro o
modelo). Isso em meu antigo emprego.

Mas quando eu estava quase saindo, cheguei numa segunda de manhã e o sistema
estava com todo tipo de erro, fui ver e a minha Raid estava detonada. Os
arquivos no HD estavam irreconhecíveis. Nem sei ao certo o motivo, como eu
não deixava nada em produção nele permanentemente, não houve downtime nem
corrupção de nada que fosse importante. Só tinha uns domínios de Xen que
estava testando, mesmo, foi só o tempo de reinstalar tudo e voltar os
domínios pros HDs.

Então, sempre que possível, gosto de usar o Raid 5 mesmo. Raid 0 pra mim só
nessas condições, sem arriscar nada de importante. (a não ser que fosse um
Raid 10, mas aí são 4 discos, e nisso eu honestamente acho mais vantagem
usar Raid 5).

Abraço!
Lucas Timm

Lucas Timm, Goiânia/GO.