[CentOS-pt-br] Iniciante - Falha na tentativa de atualização

Abner Fontoura abnerfc01 em gmail.com
Sexta Maio 8 04:27:02 UTC 2009

Boa noite meus caros,

   Da até vergonha de exprimir minha duvida, tal é o nivel da lista de
discussao, mas infelizmente eu tenho a duvida e tenho certeza que nao serei
ignorado. Estou engatinhando em casa com o CentOS como servidor (sou um
usuário de Ubuntu), consgui instala-lo com exito, deixando apenas opções de
server, ou seja, desmarquei na instalacao todos os serviços que não me
interessava, tais como mysql, apache, samba deixando somente o " báscio"
(espero). Estou pleiteando instlar um Xen em breve (vamos ver se consigo
chegar la).
Meu problema ocorreu quando tentei atualiza-lo a partir do *yum update, *mesmo
depois de desabilitar o SELINUX e inclusive desabilitei o IPTABLES, a partir
do *iptables -F*, algo que acho q em nada tem a ver com o fato de nao
consegui atualizar o sistema.
O erro que ocorre é:
Error: Conno find a valide baseurl for repo: base

Consigo pingar e navegar a partir do links em sites como google.com.br,
centos.org, globo.com, então descartei a possibilidade de ser problema em
meu resolv.conf, mesmo assim inseri nele o OpenDNS para ter certeza.
Achei que poderia ter feito algo errado na instalação no que tange a
repositorios entao tentei usuar o DAG, quando insiro o comando:

rpm -Uhv
http://apt.sw.be/redhat/el5/en/i386/rpmforge/RPMS/rpmforge-release-0.3.6-1.el5.rf.i386.rpm

Ele tenta obter mais depois de alguns minutos informa que a transferencia
falhou e que o erro é desocnhecido ou não esperado.

Tenho certeza que fiz/estou fazendo algo errado ou tenho/deveria ter feito
alguma coisa, que com mesmo pesquisando não tive capacidade de descobrir.

Aguardo uma luz quanto ao problema, agradeço aos que tiverem a paciência de
me responder.

--
Abner Fontoura Correa - ShaRaPh®
Bacharel Sistemas de Informação