[CentOS-pt-br] Apache deixando criar arquivos maliciosos

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Quarta Maio 13 18:08:41 UTC 2009

Opa Renato,

Pois é todas as páginas tem essa instrução e o /tmp. Mas é no /tmp mesmo
que ele tá colocando o arquivo e rodando. Não posso restringir permissão
de escrita porque alguma aplicação que ainda estou vendo grava arquivos
sess_?????  no /tmp, provavelmente é o webmail. Vou checar isso. O que
fiz por enquanto foi remover alguns módulos do apache e bloqueei o
servidor de acessar portas externas que não sejam os serviços de correio
e dns. Dessa maneira ele não vai conseguir baixar o arquivo. Antigamente
o mod_security pegava e barrava ele, agora ele conseguiu um meio de
burlar o mod_security. Estranho que ele só tá conseguindo isso no
servidor que tá com CentOS no outro que é Debian não consegue. Será que
existe alguma vulnerabilidade no apache do CentOS que eles ainda não
viram? É uma pergunta à se fazer.