[CentOS-pt-br] CentOS e Vmware - Problemas de performance de disco

Lincoln Zuljewic Silva lincolnzsilva em gmail.com
Segunda Novembro 9 21:44:15 UTC 2009

Boa noite lista.

Estou com um pequeno problema aqui que está me deixando louco.

Tenho um servidor Vmware Vsphere 4.0 rodando em um Power Edge R610 (2x
QuadCore Intel de 2.4Ghz e 32Gb de RAM).

Neste primeiro Vmware tenho um CentOS 5.4 com um processador e 1Gb de
RAM rodando perfeito e como comparação, testes com o hdparm –tT me
retornam uma média de 9400 MB/s de “Timing cached reads” e 200 MB/s de
“Timing buffered disk reads”.

Em outro servidor Vmware Vsphere 4.0 rodando em um Power Edge R805 (2x
QuadCore AMD de 2.5Ghz e 64Gb de RAM).

Neste segundo Vmware tenho um CentOS 5.4 com um processador e 1Gb de
RAM rodando com lentidão de disco e para a comparação, o hdparm –tT me
retorna uma média de 2000 MB/s de “Timing cached reads” e 127 MB/s de
“Timing buffered disk reads”.

Tendo em vista que a instalação do CentOS foi idêntica (mesmos pacotes
e particionamento) e que a única diferença entre o HW físico do Vmware
é o tipo da CPU (um é Intel e outro AMD), pode-se observar uma grande
diferença nos resultados do hdparm (rodei cinco vezes o hdparm em cada
servidor para fazer uma média).

Alguém sabe dizer se existem alguma limitação/bug/algo relacionado à
processadores AMD e performance do disco?

Digo também que os discos físicos locais dos servidores são iguais.

Esta lentidão foi percebida, pois no servidor lento existe um Mysql
rodando e as queries que demoram 2 minutos para rodar nele, demoram 10
segundos para rodar no outro.

Já recompilei o kernel do servidor lento e alterei o tipo de CPU para
AMD, porém não obtive melhores resultados.

Acho que o tipo de CPU não tem muito a ver com a performance do disco,
mas esta é a unica diferença entre os servidores fisicos.

Obrigado à todos!

Lincoln Zuljewic Silva
More contact info.: http://www.system.adm.br/contact.php

"How often must a question be asked before it’s considered a
frequently asked question?"