[CentOS-pt-br] [OT] - Estrutura de armazenamento de uma grande quantidade de arquivos

Vinicius Lage vinilage em gmail.com
Sexta Novembro 27 12:58:17 UTC 2009

Alem do reiser agora o ext4 ja esta vindo "de fabrica" no centos5.4

Pode ser uma boa saida. O que o pessoal ja falou que pode ajudar muito eh
procurar o que se usa em sistema de emails pois o normal sao milhoes de
arquivos pequenos.

Outra ideia (ja falada) pode ser distribuir os arquivos em uma arvore de
acordo com o nome deles e para busca-los voce usa algumas regras de rewrite
no apache. Usamo isso aqui muito tempo, era um numero muito grande de
arquivos e varios servidores montando o fs  via nfs. Na epoca usavamos
reiserfs hj em dia eu faria alguns testes em cima do ext4 antes de partir
direto para o reiser.

-- Vini