[CentOS-pt-br] [OT] - Estrutura de armazenamento de uma grande quantidade de arquivos

"Fábio Jr." fjuniorlista em gmail.com
Sexta Novembro 27 13:06:16 UTC 2009

Olá Leandro, obg pelo reply.

Leandro Cerqueira escreveu:
> Qual o filesystem q vc está usando?
>
> acho que o Reiser seria uma boa pedida junto com o esquema de
> diretórios que o Bruno colocou. Em um servidor de emails parrudo, o
> reiserfs fez diferença na partição que eu usava pra spool.

Uso ext3. Realmente, o reiserfs se comporta muito melhor com o tipo de
ambiente que eu tenho, que são grandes quantidades de arquivos, de
tamanho pequeno. Com certeza o filesystem é um ponto chave na escolha da
solução. Fiz alguns testes com ext3 x ext4 x reiserfs , mas quero testar
ainda o ZFS, já que ele é tão bem falado. Fiz alguns testes com
glusterfs também, mas os resultados não foram muito satisfatórios.
Talvez o método que utilizei para os testes não seja o melhor.

[]s

--
Fábio da Silva Júnior - fjuniorlista em gmail.com
----- http://fabioojunior.wordpress.com -----