[CentOS-pt-br] [OT] - Estrutura de armazenamento de uma grande quantidade de arquivos

"Fábio Jr." fjuniorlista em gmail.com
Sexta Novembro 27 17:41:13 UTC 2009

Olá Fabio, obg pela resposta

Fabio Rampazzo Mathias escreveu:
> Olha, tenho que concordar com o Lucas (e com os outros que falaram)
>
> Isso é trabalho de Banco de Dados. Coloca um Mysql com blob e indexado
> pelo nome. Isso, definitivamente resolverá o seu problema. 4 Milhoes
> de registros não é nada para o mysql. Utilize a configuração HUGE que
> vem nos exemplos.
>
> Trabalho administrando servidores de bioinformática e sempre usamos
> XFS + MySQL para bilhões de dados. Funciona perfeitamente.

Analizando as dicas de todo o pessoal, e reavaliando a situação dos meus
dados, notei outro empecilho na utilização do MySQL. Eu acredito que
seja um empecilho isso, e me corrijam se eu estiver erra por favor.

Estas imagens que eu tenho armazenadas, são muito acessadas, e eu
explico como. Elas são exibidas em vários sites, que ficam hospedados no
servidor de aplicação, que monta via nfs o storage com as imagens. Estes
sites juntos tem algo em torno de 700 mil a 1 milhão de acessos por dia.
Para cada página exibida, eu mostro uma média que varia de 7 a 10
imagens destas 4 milhões armazenadas.

Isso significa que eu teria em um dia de muito acesso, pelo menos 10
milhões de queries ao banco? Isso se a programação fizer um select para
cada foto correto? Para poder atender essa demanda, precisaria de um
cluster de mysql talvez... ou não?

Vlw pela dica Felipe, vou dar uma lida.

Filipe Rosset escreveu:
> Vale a pena dar uma olhada nesse outra thread
>
> http://groups.google.com/group/tchelinux/browse_thread/thread/65c2f4b30bf6e1e0?hl=pt-BR\

Obrigado novamente a todos pelas dicas.

[]s

--
Fábio da Silva Júnior - fjuniorlista em gmail.com
----- http://fabioojunior.wordpress.com -----