[CentOS-pt-br] Controle de Usuarios

Alexandre J. Correa - Onda Internet alexandre em ondainternet.com.br
Sexta Outubro 23 14:08:03 UTC 2009

Meus conceitos de proxy e vpn são diferentes

antigamente em uma rede interna onde somente seria liberado trafego
http, as maquinas utilizavam o proxy para sairem http.. o resto nao se
fazia comunicação.. atualmente agregaram proxy com cache além de 2 modos
de transparencia (captura de pacotes e o tproxy)

a vpn, por sua vez, é utilizada para extender a rede local para locais
remotos que integram serviços internos com a necessidade de uma
segurança maior, bem como interligação de filiais remotas por exemplo...

pelo que entendi, a topologia do Ciro é:

ele tem a central e uma outra parte remota eh conectava via VPN ... o
proxy para filtragem de acesso teria que ser na central, no gateway das
maquinas.. OU antes do router que cria a vpn
no caso, precisa ver se o router vpn eh transparente ou nao..

depende da topologia para saber onde aplicar o servidor proxy..