[CentOS-pt-br] RES: Digest CentOS-pt-br, volume 37, assunto 5

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Segunda Abril 12 16:44:29 UTC 2010

Opa grande,

Repare se a quantidade de broadcast é muito grande, porque se for pode ser
algum worm atacando internamente a sua rede. Existem worms que cujo objetivo
é floodar a sua rede, prejudicando o tráfego. Procure fazer esse teste aqui
e veja de que máquina está vindo:

tcpdump -i eth0 -n 'port 135 or port 137 or port 138 or port 139 or port
445'

Veja quem ou quais máquinas estão com esse tráfego alto.

-----Mensagem original-----
De: centos-pt-br-bounces em centos.org [mailto:centos-pt-br-bounces em centos.org]
Em nome de Marcelo Carvalho
Enviada em: segunda-feira, 12 de abril de 2010 11:20
Para: centos-pt-br em centos.org
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] Digest CentOS-pt-br, volume 37, assunto 5

Amigos Irado e Godim.

Estou fazendo testes com o tcpdump e me deparei com uma situação muito
estranha e preciso da ajuda de vocês.
Quando digitei o seguinte comando (tcpdump -i eth0 host 192.168.3.3 -v)
 no tcpdump entre todas as linha ele me retornou a seguinte mensagem:

192.168.3.255.netbios-ns: NBT UDP PACKET(137): QUERY; REQUEST; BROADCAST

Quando dou um ping neste ip (endereços de broadcast) ele me retorna dois
endereços, que são os ips dos meus servidores de erp que estão lentos.

Algúem sabe me dizer o que isso significa?

Desde já agradeço.

Marcelo V. Carvalho