[CentOS-pt-br] VirtualMachine no CentOS (se difícil também dá, não vamos facilitar)

Sexta Fevereiro 26 16:12:02 UTC 2010

bem.. instalei a VirtualMachine (SUN) conforme o wiki CentOS

http://wiki.centos.org/HowTos/Virtualization/VirtualBox

em principio achei ótimo o funcionamento, não dá pra distinguir de
máquina real. Mas, conforme antigo ditado: "não há bela sem senão..",
eu não consigo entender algumas coisinhas:

a) embora vboxnet0 (o dispositivo virtual no hospedeiro) apresente o
endereço 192.168.10.1, a interface no guest configura-se por DHCP com o
ip-addr 10.0.2.15, com servidor em 10.0.2.2. Nem faço idéia de ONDE
estão vindo esses ip-addr. Nota: mesmo fixando o ip-addr do guest eu
não consigo pingar do host-->guest.

b) não consigo acesso via ssh mas nem que desmonte êsse treco :(. Já
segui as instruções aqui:
http://blogs.sun.com/harry/entry/ssh_access_to_a_virtualbox que são
informações da propria sun, mas não tem jeito :( não funciona nem a
pau. Os vários links que tenho encontrado (google) são meras repetições
dêsse original.

então, finalizando, são duas perguntas:

1) como fazer para ter um ip-addr compativel com o host no guest?

2) como acessar essa VM via ssh?

TIA.

--
 saudações,