[CentOS-pt-br] Servidores de e-mail em dois links

Netsul - Valcir valcir em netsulsolutions.com.br
Terça Janeiro 26 19:38:56 UTC 2010

 >Na minha opinião a configuração de dns está errada. Aqui onde eu estou
tenho uma situação similar, porém funciona assim :
 >mail1.meudominio resolve 10.10.10.1
 >mail2.meudominio resolve 20.20.20.2
 >reverso:
 >1.10.10.10 resolve mail1.meudominio
 >2.20.20.20 resolve mail2.meudominio
 >assim, se o e-mail sair por um ip ele resolve reversamente para o mesmo...

Fábio, obrigado pela dica. De fato essa é a configuração correta, mas o
cliente quer o seguinte: se um link cair, os usuários espalhados na
internet nem devem perceber que caiu, ou seja, se os clientes acessam o
webmail pelo www.dominio.com.br/webmail, ao assumir o outro link
continuar acessando pelo mesmo endereço. Ai para viabilizar dessa forma
tive que balancear o www.dominio.com.br respondendo para os dois ip - um
de cada link - com TTL de 60 segundos, foi a única forma que encontei,
porém cai nessa situação do reverso que ao consultar de nome pra número
ele muda por causa do balanceamento.

>talvez vc colocar 2 MX na entrada de dns.. configura-los distintamente..
>um sendo backup do outro.. colocando a mesma prioridade no dns.. deve
>ajudar ou resolver..

Alexandre, obrigado pela dica. No inicio eu já havia deixado dessa
forma, mas com a entrada do 2º link gerou essa questão: resolução
reversa X resolução normal não batem por causa do balanceamento.

Valcir.