[CentOS-pt-br] RES: RES: Listas SMTPRBL

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Terça Março 30 18:45:59 UTC 2010

Opa Bruno,

Eu não disse que ele queria bloquear a porta 25, disse que o uso do
submission é usado para essa finalidade. Trabalho aqui em um provedor e é
usado dessa forma. Para que clientes não usem a porta 25, para envio, usamos
a porta 587/tcp e bloqueamos a porta 25 para assinantes em nossa rede.

O sasl pode ser usado independente da porta ser a 25/tcp ou 587/tcp, foi
isso que quis dizer. :)

Quanto à VPN, logicamente que não faria isso mas coloquei como mais uma
opção para ele. Tem gente que gosta de fazer sexo com beijinhos e tal e tem
outros que preferem umas chicotadas hahahah vai entender.

Eu não conheço bem o qmail, usei ele em 2000 quando ainda era um Conectivado
rsrsrsr depois que saí da Conectiva só vi postfix na minha vida :D
Nele seria tranqüilo remediar o problema. :D

-----Mensagem original-----
De: centos-pt-br-bounces em centos.org [mailto:centos-pt-br-bounces em centos.org]
Em nome de Bruno L F Cabral
Enviada em: terça-feira, 30 de março de 2010 10:12
Para: Portuguese (Brazilian) CentOS mailing list
Assunto: Re: [CentOS-pt-br] RES: Listas SMTPRBL

Em Ter, Março 30, 2010 9:29 am, Marcelo Gondim escreveu:
> Acredito que não faria muito sentido usar a porta 587/tcp
> (submission) nesse caso porque

mas este é justamente o uso da porta 587, permitir que
clientes que estejam fora consigam enviar e-mails (desde
que é claro estejam autenticados corretamente)

> os clientes pelo visto estão do lado de fora e o submission
> normalmente é usado para clientes internos e assim bloquear
> a porta 25 para esses,

o problema aqui não é bloquear a porta 25 mas não deixar de
usar uma RBL na porta 25 por conta de rogue clients

> você colocar seus clientes externos em uma VPN com a sua rede
> e colocar a rede da VPN como confiável

muito trabalho em suportar isso nos clientes, nao?

!3runo

--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br
ALIX, WRAP, Atheros, FlashIDE, Consultoria BGP etc.