[CentOS-pt-br] impressoras e multifuncionais

Filipe Rosset rosset.filipe em gmail.com
Terça Novembro 30 13:21:22 EST 2010

On 11/30/2010 03:31 PM, irado furioso com tudo wrote:
> quase isso.. o Fedora é um play-ground dos developers do RH-Enterprise,
> uma espécie de Beta, mantido principalmente pela comunidade. SE/QUANDO
> funciona do Fedora, vai para o RHE para ser (eventualmente) incluido
> (após testado/aprovado pelos developers).

E graças ao Fedora é possível manter um ciclo do RHEL/CentOS com algum
tipo de inovação. Lembrem-se que esse é o propósito do Fedora, ser o
mais atualizado possível. Já o RHEL, e por consequência o CentOS, é um
produto que fica no mercado por no mínimo 7 anos. Seria humanamente
impossível manter ambientes RHEL/CentOS com tanta inovação, sem pensar
na estabilidade e continuidade do sistema operacional.

> já o CentOS é o próprio RHE mas sem detalhes de marketing ou
> referencias comerciais.

Exato :)

> então, vc até pode usar os *rpm do Fedora no CentOS - inclusive o
> yum apresenta essa opção (ou pode ser incluida, veja no wiki), mas NÃO
> há garantias de que funcione

É possível que tenha que recompilar utilizando o src.rpm pois no momento
da recompilação o rpmbuild/mock irão utilizar as dependências do próprio
CentOS. Também é interessante manter um repositório pessoal com esse
tipo de pacote atualizado e disponível para CentOS. Um dos meus
objetivos para 2011 é esse, manter um repositório onde simplifique a
utilização de pacotes novos para o CentOS, afinal toda hora vemos o
pessoal procurando por versão mais nova de software X ou Y.

> BTW é o caso: está no Fedora mas NÃO no RHE, então AINDA não faz parte
> da distribuição: use por sua própria conta e risco (YMMV) ;)

É uma das melhores maneiras para a RedHat ter um retorno sobre as
modificações feitas no SO. Quanto maior for a quantidade de bugs
resolvidos no Fedora, maior será a qualidade do RHEL no futuro. O Fedora
12 foi uma versão que contou com um grande apoio da RedHat exatamente
por isso. Concentraram os esforços em um Fedora que hoje é a base do
RHEL6. Eu gosto de colaborar com o Fedora por esse motivo, afinal todos
que utilizam RHEL/CentOS serão benefíciados no futuro.

:)

--
Filipe
Rio Grande do Sul, Brazil