[CentOS-pt-br] impressoras e multifuncionais

Ricardo Vendramini lista em amplus.com.br
Terça Novembro 30 22:05:25 EST 2010

	Eu tenho trabalhado muito para divulgar o Linux e colaborar para que
ele seja mais utilizado. Aqui e nos clientes tenho colocado o CentOS nos
servidores e Fedora nas estacoes. A receita funciona bem, mas vez ou
outra aparecem dificuldades.

	Os maiores problemas que enfrento são:

	1) Muitos programas só tem pra windows.

	Programas administrativos, ou de desenho, ou ainda aqueles do governo, etc.

	Tenho cliente arquiteto e não consegui traze-lo p/ Linux pq nao tem
Autocad.

	Já escritorio de contabilidade tem um monte de programas que usam e não
tem pra Linux tb. Se quiserem eu mando aqui a lista de programas.

	Tenho outro cliente que é uma rede de lojas de moveis planejados e usam
um programa de 3D para desenhar os moveis. Só pra Windows tb.

	Ai eu ligo pra essas "softhouses" perguntando se tem versao pra Linux
ou se ao menos roda no Wine e a resposta é sempre a mesma: Linux? Nao
temos versão e não damos suporte nenhum.

	E o pior é que a maioria desses programas nao funcionam direito no
Wine. Então não consigo tirar o windows do cliente.

	Fora os sites que só funcionam no IE. Sempre tenho reclamacoes sobre
isso. E infelizmente muito sites ainda sao assim, ou usam aquela
porcaria de DirectX, que até onde sei nao tem como rodar no Linux...

	2) Hardware

	Ainda encontro problemas com impressoras, multifuncionais (o que gerou
esse bate papo), placas wifi e webcams.

	O cliente inventa de comprar o hardware e depois que eu dou a noticia
que nao vai funcionar no Linux, sou constantemente questionado e
criticado. Ficam querendo voltar para o windows e eu segurando a barra.
Mas é dificil.

	Eu sonho com o dia que o Linux não tenha mais essas dificuldades.
Enquanto isso, farei tudo o que puder para ajudar a chegar logo esse dia.

	Minha principal argumentacao que normalmente funciona é lembrar os
clientes de como era no tempo que usavam windows (travamentos, paus
aleatorios, virus, lentidao, etc). Entao eles "adiam" o dia de voltarem
pra windows. :)

	Mas recentemente o Pidgin deu o bug do certificado do msn e me deu
bastante trabalho para contornar.

	Mas enfim, vamos adiante pq apesar das dificuldades, vale a pena.

	Ricardo