[CentOS-pt-br] RES: RES: horario de verão

Lincoln Zuljewic Silva lincolnzsilva em gmail.com
Segunda Outubro 18 09:23:49 EDT 2010

Vamos lá.

Na hora da instalação você indica em qual cidade você está (no meu
caso, estou em SP/SP). Com isso, o SO configura o arquivo
/etc/localtime de acordo com o /usr/share/zoneinfo/Brazil correto (no
meu caso /usr/share/zoneinfo/Brazil/East).

Por que alguns servidores alteraram o horário sem nenhuma intervenção?
Provavelmente porque algum update ou pacote já configurou o localtime.

Rodem um “zdump -v /etc/localtime”.

O meu está assim (eu configurei ele dessa forma):
[root em servidor ~]# zdump -v /etc/localtime
(...)
/etc/localtime  Sun Oct 17 03:00:00 2010 UTC = Sun Oct 17 01:00:00
2010 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
 (...)

Isso diz que quando for dia 17/10 de 2010 as 03:00 EM UTC, o timezone
da minha maquina deve ser alterado para BRST e o horário da minha
máquina deve ser 01:00 do dia 17/10 com horário de verão habilitado
(isdst=1) e diferença de -7200 segundos de UTC (menos duas horas em
relação ao UTC, ou seja, horário de verão).

[ ]’s
Lincoln