[CentOS-pt-br] Dúvida com repositórios CentOS

Lucas Timm LH linuxhelper em gmail.com
Segunda Abril 25 08:02:00 EDT 2011

Também deixando minha contribuição:

Reforço o que foi dito. Não misture os repositórios do Fedora com o CentOS.
Dá problema! Se você usar um pacote avulso do Fedora 5, 6 e 7 no CentOS
normalmente funciona sem problemas. Do Fedora 8 as vezes, e do Fedora 9 pra
frente não serve mais, nem perca seu tempo. Um pacote ou outro das versões
que falei ainda vai, mas não coloque o repositório, e evite também esses
pacotes avulsos.

Já os repositórios RPMForge e Epel são realmente muito bons. Costumo
habilita-los sempre com o plugin yum-priorities, aplicando a preferência da
pesquisa sempre na seguinte ordem:

1º - Repositórios oficiais do CentOS
2º - RPMForge
3º - Epel

Sempre coloco o RPMForge pois muitas vezes os pacotes do Epel são mais
incompletos que os do RPMForge, uma vez que a Red Hat tira toda aquela
p*taria que pode infrigir direitos autorais de outrém, só mantem pacotes
"livres" e etc. O RPMForge não tem disso, então quando existem dois
softwares - um no RPMForge e um no Epel - eu opto sempre pelo RPMForge.

Tem excelentes textos na Wiki do CentOS explicando como fazer isso, mas eles
recomendam a colocação de prioridade maior no Epel. Eu faço justamente o
contrário, e nunca tive problemas. Existem outros repositórios (DAG, MHarris
e etc) mas esses eu também só costumo habilitar sob demanda, não deixo
ativado o tempo todo.

Espero que isso dê mais uma luz.

Att.,
Lucas Timm