[CentOS-pt-br] openvpn não cria interface tun

Wilson Paolini wilson.paolini em gmail.com
Sábado Janeiro 29 08:37:16 EST 2011

Fala ae pessoal, tdo certo?

Estou com problemas para configurar o openvpn em um cliente linux. Depois de
restartar o serviço openvpn e executar o comando openvpn –config
/etc/openvpn/client.conf não é criada a interface tun0. O módulo está
carregado, consta em /etc/net, porém o linux diz que o dispositivo não
existe.
Chega até a estabelecer a conexão no meu ip local 192.168.1.10 e no ip
remoto do server 200.100.90.80 na porta 5000. Com o comando netstat eu vejo,
mas a interface tun não é criada!

Segue o arquivo de configuração do servidor abaixo:

#server.conf
local 200.100.90.80
port 5000

#
server 30.0.0.0 255.255.255.128
push "route 10.0.0.0 255.255.255.0"
push "route 1.1.0.0 255.255.0.0"
push "dhcp-option DNS 10.0.0.1"

proto tcp
dev tun
daemon

max-clients 14

dh /etc/openvpn/keys/dh1024.pem
ca /etc/openvpn/keys/ca.crt
cert /etc/openvpn/keys/server01.com.br.crt
key /etc/openvpn/keys/server01.com.br.key

keepalive 10 120

comp-lzo
persist-key
persist-tun

log /var/log/openvpn.log
log-append /var/log/openvpn.log

verb 5
mute 20

Segue o arquivo de configuração do cliente:

#client.conf
remote 200.100.90.80
port 5000

#
proto tcp
dev tun
daemon
client
pull
max-clients 14
dh /etc/openvpn/keys/dh1024.pem
ca /etc/openvpn/keys/ca.crt
cert /etc/openvpn/keys/edge.raicom.com.br.crt
key /etc/openvpn/keys/edge.raicom.com.br.key
route 30.0.0.0 255.255.255.128 30.0.0.1

Alguém pode me ajudar??