[CentOS-pt-br] scientific, centos, puias?

Lucas Timm LH linuxhelper em gmail.com
Domingo Julho 17 15:36:37 EDT 2011

Eu sou o autor do post. :)

Não é uma briga, na verdade. É apenas uma opinião inteiramente pessoal. Eu
não gostei do "lack" de versões entre o lançamento do CentOS 5.6 e do CentOS
6. Entendo que a base do 6 é completamente diferente, mas sozinhos, o
pessoal do Scientific Linux e do PUIAS fez tudo funcionar em bem menos tempo
que o pessoal do CentOS. Pra mim, se tornou uma antítese do que o C em
CentOS (de Community) significa, pois os desenvolvedores não aceitavam a
"ajuda" de ninguém, tampouco relataram o desenvolvimento e os problemas
encontrados. A pouca informação que tínhamos era obtida no fórum, e nos
canais oficiais do CentOS no IRC, o tópico normalmente era "CentOS 6 will be
released when it's ready". Isso não é uma atitude madura.

Usei o Scientific Linux como desktop há algum tempo atrás, e eles também
eram demorados na disponibilização de atualizações, e por isso acabei
optando em permanecer no CentOS naquela época. Mas a distribuição tinha uma
cara mais "profissional" que o CentOS, também na época que testei. Já o
PUIAS se mostrou mais sério e mais ágil em disponibilizar as atualizações
que ambos. E também mais próximo (em coisas como configuração dos
repositórios et al) do RHEL do que os dois, algo que gostei muito.

Por isso, quando o CentOS 6 foi lançado, instalei-o apenas para teste. Na
época desse artigo, migrei tudo o que me foi possível pro PUIAS 6, mantendo
no CentOS 5 apenas o que ainda não funcionou no release 6 (coisas como o
Zimbra e alguns outros softwares proprietários que possuo). O PUIAS mesmo já
está em vesão 6.1, e o CentOS 6 mal possui uma semana de lançamento...

Concluindo, não faço "evangelismo" para que se use a distribuição A ou B.
Acho que todos devem testar o CentOS, o Scientific Linux e o PUIAS, e
decidir entre eles qual o que melhor lhes atende. Estou satisfeitíssimo com
o terceiro, que está superando muito bem as minhas expectativas, pois também
deixei claro os problemas que tive e que me desagradaram tanto no CentOS
quanto no Scientific Linux. Mas há pessoas que não se importam com isso,
então, continua sendo uma opinião pessoal.

Em 17 de julho de 2011 15:29, irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br>escreveu:

> a briga parece que ficou feia.. ou pior:
>

> http://timmerman.wordpress.com/2011/04/05/razoes-para-nem-comecar-a-usar-o-scientific-linux/
>
> pessoalmente gosto do CentOS e já o utilizei MUITO no deskitópi e
> continua sendo minha opção preferencial com server. Mas o artigo me
> leva a pensar: devo experimentar o PUIAS?
>
> ué.. "por que não?" afinal, eu sou livre :)
>
> enfim.. taí.
>
> --
>  saudações,
>  irado furioso com tudo
>  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free

Lucas Timm, Goiânia/GO.
http://timmerman.wordpress.com

(62) 8198-0867