[CentOS-pt-br] Guest Windows congelando sobre KVM.

fabiano stocco fabianostocco em gmail.com
Sábado Julho 30 14:57:14 EDT 2011

Opa blz?

Pessoal essa semana coloquei para rodar um 2003 R2 32bit sobre o Centos 6
64bits com 6vcpu, a maquina real possui 4 núcleos com 8 threads . O problema
é que do nada a maquina começa a processar(não sei oque) sem razão aparente
e congela, a ponto de se tornar inutilizável. O host Centos não apresenta
travamento, no caso apenas o guest.

Fiz uma única alteração para tentar resolver o problema foi utilizar a opção
/usepmtimer no boot do windows.
http://docs.redhat.com/docs/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Virtualization/chap-Virtualization-KVM_guest_timing_management.html

Acredito que o problema esta sendo causado pela falta de gerenciamento sobre
as threads, onde um processo X consome todas as threads disponíveis a ponto
de congelar o guest. Desconheço uma forma de fazer com que o windows
restrinja os processos a apenas 1 thread sem globaliza-la.

Alguém já passou por problema parecido ou tem idéia do que posso fazer para
solucionar esse problema?

Desde já agradeço

Fabiano Stocco