[CentOS-pt-br] Dica de como monitorar conexao

FábioTux® fabiotux em gmail.com
Segunda Junho 27 17:00:39 EDT 2011

ahaha! Boa, Giovanni.

tail -f é o arroz/feijão, mas tem tanta info no access.log que dá pra
enlouquecer (se bem que basta usar umas expressões regulares pra filtrar só
o que interessa).

Ah, aproveitando que você falou em "abuso", o que normalmente faço é dar uma
olhada com um pequeno utilitário chamado bwn-ng, que mostra o consumo de
banda por interface de rede. Se percebo que "a coisa tá feia", acesso o
iptraf e filtro as conexões que estão acessando o squid (porta 3389 por
padrão) pra identificar o host que eventualmente está abusando ou acabo
usando o tail -f /var/log/squid/access.log.

Isso me dá a chance de dar uma resposta imediata aos entraves do acesso à
Internet e os Logs do SARG serverm para documentar o abuso naquele acesso em
particular.

Enfim...é isso aí!

Abraço!

See ya!