[CentOS-pt-br] Servidor de controle de banda para Usuarios

Gustavo Freitas gst.freitas em gmail.com
Terça Maio 31 21:35:28 EDT 2011

Pessoal,

Estou querendo montar um servidor para controlar um link de 10MB em um
condomínio com 100 usuários. A minha idéia é usar o linux puro.

Gostaria que o usuários navegasse com uma banda 512k e caso o link
tivesse "livre" a velocidade aumentasse para 1MB individual.

Atenção é que os P2P tivesse um velocidade de link de 128k porem fazer por
porta é complicado o ideal é layer7 (estou errado ?)

Conheço algumas soluções como endian, pfsense e pelo menos não vi que neles
esse tivesse esse tipo de controle por ip/rede e layer7 sim
especificamente fazem QoS.

Alguma dica ?

--
Gustavo Freitas