[CentOS-pt-br] Xen ou KVM - ou VMware?

Netsul Solutions [Valcir] valcir em netsulsolutions.com.br
Terça Abril 10 07:36:33 EDT 2012

Bom dia amigos da lista,

Cassio, valeu pelo esclarecimento. É sempre confuso esse negócio de licenciamento e o que eu eu imagina você confirmou.

Vou dar meus centavos também se me permitem: eu já testei Xen, VirtualBox (tenho algumas VM's em produção nele, mas apenas pra estação) e VMware. Minha modesta opinião, prefiro o VMware, achei mais robusto, fácil política de licenciamento (apenas troca o serial pra ter todas as funcionalidades da versão paga) e testando desempenho, o VMware saiu na frente também. Uso o VMware desde a versão server 2.0, tenho inclusive vários rodando, agora estou migrando para o ESXi.

Abraço a todos.

Valcir.
  ----- Original Message -----
  From: Cassio Lange
  Sent: Tuesday, April 10, 2012 1:56 AM
  Subject: Re: [CentOS-pt-br] RES: [OFFTOPIC] Xen ou KVM?

  Bom Dia,

  meus 2 centavos

  VMware:
  -> A diferença entre o ESX e ESXi é um console linux que somente existe no ESX. O ESX foi descontinuado na versão 5. Portanto vai fazer uma instalação nova, use o ESXi.
  -> durante o período trial (60 dias), vc pode utilizar todas a funcionalidade do VMware. Após esse perído é necessário licenciar o VMware. Tanto faz o tipo de licença paga ou free. Se você quiser trocar de versão basta trocar o serial e pronto.
  -> você pode fazer a atualização do VMware com licenciamento free, através de powershell ou vcli

  Xen:

  -> vc pode utilzar o Virt-Manager para fazer a instalação com iso ou qualquer outro tipo de media
  -> o XEN está no kernel >= 3

  2012/4/9 Marco Passos <marcovinycios em gmail.com>

    A licença free não tem limite porém vc não pode fazer atualizações e o produto instalado e pronto. Estou migrando aos poucos os meus servidores de Xen para o vm (versão 4.1 do ESXI) e até agora não tive dor de cabeça. Tenho servidores licenciados com vm que tem quase um ano (8 meses aproximadamente) e não tive problemas com a licença.

    Em 9 de abril de 2012 17:21, Toledo, Luis Carlos <lscrlstld em gmail.com> escreveu:

      > Fabiano
      >
      > Utilizo os dois tipos de licenças da vm o ESX (pago)
      > e o ESXI (free) em um ambiente com 60 servidores e
      > funciona tudo redondo.

      Qto tempo tem a licença free? Não sentiu que pode expirar? Dá para confiar?

    Marco Vinycios dos Santos Passos
    http://www.brasilopencode.blogspot.com
    ITIL Foundation Certified
    Linux user: #469710
    Fone: 8714-9016
    Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e seu compromisso com o meio ambiente.