[CentOS-pt-br] Autenticação no Squid (NTLM)

joao em joaoferreira.eti.br joao em joaoferreira.eti.br
Segunda Junho 4 16:58:48 EDT 2012

Olá pessoal venho por meio deste solicitar à ajuda de vocês.

Estou passando por um problemão aqui na empresa tenho uma máquina que
está sendo meu servidor de proxy estou rodando squid 2.6 e o sistema
operacional é o Linux/CentOS 5.7 a tal máquina possui 4GB de memória e
40GB hard disk.

O Squid está interagindo com o nosso Active Directory que está rodando
em uma outra máquina com Windows Server 2008 R2, a interação está se
dando pelo samba, kerbero e winbind.

Vamos ao problema: O squid estava conseguindo autenticar normalmente de
um tempo para cá os usuários antigos não conseguem mais autenticar
realizei alguns testes e identifiquei que os usuário me parece está
bloqueiados mais no active directory eles estão normais, dei uma olhada
nos log's e não consegue encontrar nada.

Estou colocando o meu arquivo de configuração do squid.

http_port 3128
visible_hostname Proxy SUCOM

####################################
# Autenticacao no Active Directory #
####################################

auth_param ntlm program /usr/bin/ntlm_auth
--helper-protocol=squid-2.5-ntlmssp
auth_param ntlm children 160
auth_param ntlm keep_alive on

external_acl_type grupo %LOGIN /usr/lib64/squid/wbinfo_group.pl

##########################
# Configuracao do Cache. #
##########################

# Cache em Memoria
cache_mem 1365 MB
maximum_object_size_in_memory 64 KB

# Cache em Disco
# Tamanho maximo por objetos
maximum_object_size 10 MB
# Tamanho minimo por objetos
minimum_object_size 0 KB

# Descates dos caches antigos em (%)
# Inicio do descates
cache_swap_high 95
# Para o descarte
cache_swap_low 90

# Diretorio dos caches em disco
# Ex. cache_dir [filesystem] [diretorio] [max_disco] [pastas]
[subpastas]
cache_dir ufs /var/spool/squid 10240 16 256

# Log de acessos
cache_access_log /var/log/squid/access.log

# Padrao de atualizacao do cache
refresh_pattern ^ftp: 15 20% 1140
refresh_pattern ^gopher: 15 0% 2280
refresh_pattern . 15 20% 1140

# Lista de controle de acesso do sistema
acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
acl manager proto cache_object
acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255
acl redelocal src 172.22.0.0/23
acl SSL_ports port 443 563
acl Safe_ports port 21 80 443 563 70 210 280 488 59 777 901 1025-65535
acl purge method PURGE
acl CONNECT method CONNECT

http_access allow manager localhost
http_access deny manager
http_access allow purge localhost
http_access deny purge
http_access deny !Safe_ports
http_access deny CONNECT !SSL_ports
http_access allow localhost

# Lista de controle de acesso personalizada

acl auth proxy_auth REQUIRED
acl listabranca_dominio dstdomain -i
"/etc/squid/acls/listabranca/dominio"
acl batepapo_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/batepapo/dominio"
acl batepapo_url url_regex -i "/etc/squid/acls/batepapo/url"
acl download_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/download/dominio"
acl esporte_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/esporte/dominio"
acl esporte_url url_regex -i "/etc/squid/acls/esporte/url"
acl redesocial_dominio dstdomain -i
"/etc/squid/acls/redesocial/dominio"
acl relacionamento_dominio dstdomain -i
"/etc/squid/acls/relacionamento/dominio"
acl video_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/video/dominio"
acl webmail_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/webmail/dominio"
acl webmail_url url_regex -i "/etc/squid/acls/webmail/url"
acl webtv_dominio dstdomain -i "/etc/squid/acls/webtv/dominio"
acl webtv_url url_regex -i "/etc/squid/acls/webtv/url"
acl diurno time MTWHF 07:00-18:00
acl gp_colabsst external grupo colabsst
acl gp_ascom external grupo ascom
acl teste external grupo sgsi