[CentOS-pt-br] Identificar dispositivo no /dev

Geraldo jrfontes.listas em yahoo.com.br
Sábado Março 23 23:27:15 UTC 2013

Pessoal,

     Adquiri um desses dispositivos de captura de vídeo USB (EasyCap)
que funciona como esperado. Mas estou tendo alguma dificuldade em
identificar o arquivo-dispositivo referente ao mesmo em um script ou
algo assim.
     O problema é que às vezes ele aparece como /dev/video0 e noutras
vezes, como /dev/video1. O que causa essa diferença é o instante em que
conecto o aparelhinho ao micro. Se antes de carregar o Linux, ele entra
como video0; se conector após o boot, vira video1. (O outro dispositivo
é a Webcan)
     Como posso fazer para identificar uma dessas opções de forma
automática por um programa que estou escrevendo? Não gostaria de deixar
essa configuração a cargo do usuário porque não vai haver nenhum; o
programa rodará como daemon.
     Desde já agradeço as sugestões que vierem

--
[]'s

Geraldo
jr.fontes em ymail.com